Soon Ho Lee
Em 1969, o Grão Mestre Soon Ho Lee veio para o Estados Unidos para se juntar ao irmão, o Eterno Grão Mestre H.U. Lee. O seu objectivo inicial era simplesmente expandir as suas oportunidades académicas. Não tinha qualquer intenção de fazer das artes marciais uma carreira, mas sentiu-se na obrigação de ajudar o irmão e rapidamente se apaixonou pela construção desta nova organização de instrutores profissionais de artes marciais. Embora fosse extremamente talentoso, o seu irmão mais velho empurrá-lo-ia cada dia a melhorar física e mentalmente. Olhando agora para trás consegue ver que mesmo no início dos seus treinos o irmão preparava-o para o que se transformaria na sua vida, no seu amor e no seu destino enquanto Grão Mestre de Taekwondo Songahm. Passado apenas um curto mês e meio, o irmão empurrou-o a abrir seu primeiro clube no Milwaukee, Wisconsin. De facto, como recorda o Grão Mestre, o irmão disse-lhe apenas que iriam de viagem a Milwaukee e só após a chegada lhe foi dito que objectivo da deslocação era a abertura do seu primeiro clube. Este um clube transformou-se uma escola multiplicando-se depois em três escolas. Em 1978, mudou-se com a família para a Cidade do Panamá, no estado da Florida e construiu um edifício com cerca de 800 m2 de arte de ensino, que incluía um centro de fitness e de treino de Taekwondo completos. O sucesso obtido neste centro na Cidade do Panamá permitiu-lhe viajar nacional e internacionalmente de forma apoiar o impulso inicial da ATA. Fazendo uma retrospectiva, cada novo obstáculo e desafio encontrados nos primeiros anos, ajudaram-no a desenvolver a paciência e perseverança essenciais para a posição de Grão Mestre.
Embora aceitasse o destino da posição de Grão Mestre de Taekwondo Songahm, a notícia da doença do seu irmão mais velho atingiu-o profundamente. O Grão Mestre Soon Ho Lee disse, aquando da morte do irmão, “O meu irmão era o meu herói, o meu mentor, e o meu melhor amigo. Ele era o Grão Mestre! Não podia ter adoecido, e certamente não poderia ter morrido! O meu irmão era como o Super-homem para mim e eu sei que ele treinou sempre duramente, comeu equilibradamente e tomou cuidado consigo próprio. Nós tínhamos viajados tantas milhas juntos e ainda tínhamos muitas por viajar.“ Tal como na abertura da sua primeira escola no Milwaukee, rapidamente deu por si a prometer ao seu irmão que a visão continuaria. Saiu do seu repouso na Cidade do Panamá, Florida e dedicou a sua vida na manutenção da ATA e da família mundial de Songahm. Após tomada a decisão, teria agora de terminar as mesmas nove etapas que o irmão concluíra 10 anos antes quando se transformou no primeiro Grão Mestre de Taekwondo Songahm. Concluídas as etapas, em Junho de 2002 o Mestre Soon Ho Lee foi elevado à posição de Grão Mestre numa cerimónia com convidados do mundo inteiro.
O seu irmão tocou nas vidas daqueles com que conviveu fazendo-os acreditar “Hoje impossível, amanhã possível”. o Grão Mestre Soon Ho Lee continua esta visão baseando-se nessa filosofia acrescentando “tudo é possível enquanto soubermos que existe sempre algo a mais para aprender amanhã”. O Grão Mestre Soon Ho Lee senta-se agora à cabeça da maior organização do país de uma única arte marcial, a American Taekwondo Association. Desde o dia em que tomou posse tem viajado por todo o mundo para honrar o seu legado e para dedicar a sua vida aos mais de 300.000 membros de Taekwondo Songahm, a mesma família que assinou uma petição em sua honra. Durante o 1º ano o Grão mestre não só treinou literalmente milhares de alunos e de instrutores em mais de 16 países, como, também, conseguiu compreender melhor o sacrifício do irmão, o Eterno Grão Mestre, ao fazer com que cada dia seja significativo para a família mundial do Taekwondo Songahm. Actualmente o Grão Mestre supervisiona uma organização com mais de 1500 escolas em mais de 16 países de todo o mundo, e dirige mais de 100 Mestres em Songahm.